Há um século atrás, a 24 de Dezembro de 1906, o canadiano Reginald Aubrey Fessenden fez aquele que é considerado o primeiro programa de rádio na História. A evolução da rádio encontra-se marcada por avanços tecnológicos e por descobertas na área da Ciência mas também pelo uso militar. Nos anos 20, a Rádio é um produto para elites; nos anos 30 massifica-se e começa a funcionar como uma empresa (começa a ser financiada pela publicidade, transmite palavra e música, tem um cariz mais popular). Nos anos 40, tem um grande desenvolvimento e é utilizada como um meio de propaganda nacionalista e também como meio de comunicação entre os Aliados; nos anos 50 surge a televisão, o seu principal concorrente, mas a rádio encontra um grande “aliado”: o transístor; nos anos 60 reflecte a turbulência social, a inquietude e o espírito de revolta (Guerra do Vietname, movimento hippie, novos valores sociais), nos anos 70, em Portugal, a rádio é o meio escolhido para anunciar a mudança do regime. Nos anos 90 a rádio começa a transmitir na Internet.
Algumas das rádios portuguesas são:
Vantagens do rádio
- Entretenimento: Meio que proporciona diversão e o ouvinte pode acessar a qualquer hora;
- Maleabilidade: É possível cancelar, trocar ou inserir uma mensagem publicitária rapidamente ;
- Impacto: Pelos efeitos sonoros e pela capacidade imaginativa, os textos publicitários criam impacto;
- Atenção paralela: É possível ouvir o rádio e exercer outras atividade, sem desvio da atenção;
- Cobertura: Possui alta penetração junto à população;
- Baixo Custo: Permite alta frequência nas inserções;
- Eficiência: É eficiente para mensagens mais sintéticas.
Desvantagens do rádio
•É um veículo local
•Vida útil curta
•Ao contrário da mídia impressa, a
•Vida útil curta
•Ao contrário da mídia impressa, a
mensagem não pode ser “revista”
•Inadequado para temas complexos, textos
técnicos ou longos
•Age exclusivamente pela audição
•Rotatividade de audiência: a emissora que é lider hoje, pode não ser amanha.
•Age exclusivamente pela audição
•Rotatividade de audiência: a emissora que é lider hoje, pode não ser amanha.